O PEQUENO APRENDIZ
Desde o primeiro dia de vida até a idade de três anos o desenvolvimento neuronal do ser humano abrange o nível máximo. Após os três anos de idade, diminuirá até atingir o nível normal aos seis anos, quando já estarão formadas as interconexões neuronais do cérebro. Desta forma, seus recursos de aprendizagem serão semelhantes ao de um adulto. Permanecerão, sim, aprendendo, mas não com o mesmo ritmo e potencial de antes.
Não temamos estimular nossos filhos a se desenvolverem de forma eficaz. Cada criança apresenta seu próprio potencial, e suas habilidades individuais devem ser estimuladas precocemente. Isso pode ser feito ao se lhes apresentarem ideias e atividades adequadas que fortifiquem sua autoconfiança.
A estimulação que a criança adquire dos pais ou responsáveis nos seus primeiros anos de vida formam a base de suas habilidades e desenvolvimento futuros. A alimentação da mãe ainda no período da gestação e após o parto, constitui uma base muito grande para uma formação saudável do cérebro, resultando em uma ótima memória e facilitando o aprendizado. É recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que todas as mamães nutrizes usem a amamentação como alimentação exclusiva dos seus filhos até os seis meses de vida, e após os seis meses, devem complementar a alimentação da criança com frutas, sopas, legumes, etc.
Desta forma, é necessário que as mães apresentem aos filhos um prato diversificado e colorido, para se obter um bom funcionamento do organismo e desenvolvimento da mente e do corpo. Nossos filhos devem ser incentivados a praticar exercícios físicos tais como natação, caminhada (ao ar livre de preferência), brincadeiras que exercitem a mente e o corpo, em vez dos jogos eletrônicos e virtuais que promovem o sedentarismo infantil e são prejudiciais.
Nós como pais, devemos aproveitar as oportunidades que temos de ensinar nossos filhos a andarem no bom caminho. É importante incentivá-los bem cedo a desejarem se tornar bons profissionais e cidadãos. Podemos e devemos ensinar a nossos filhos o evangelho eterno, que salva e transforma vidas! Ainda antes da alfabetização devemos criar neles o gosto por livros infantis de gravuras bíblicas e pela visualização de filmes e desenhos animados bíblicos adaptados à sua idade.
Desta forma estaremos ajudando nossos filhos a desenvolverem seus dons para a eternidade, como fizeram as mães mencionadas na Bíblia, Ana e Joquebede (1 Samuel 1:24, 1 Samuel 2:11, e Êxodo 2:1-10), que dedicaram suas vidas a ensinarem seus filhos Samuel e Moisés, que tiveram de ser apartados delas quando eram ainda relativamente pequenos. Elas souberam aproveitar bem os momentos certos na hora certa. Também podemos adquirir de Deus esta preciosa sabedoria e ensinar nossos filhos a serem verdadeiros cristãos.
Queridos irmãos e pais, oremos a Deus para que alcancemos iluminação dos altos céus, para que nesta época tenhamos sabedoria para educar nossos filhos e saibamos aproveitar as oportunidades que temos. Nunca devemos alimentar o pensamento de que nossos filhos ainda são tão pequenos que não possam entender! Eles são mais inteligentes do que imaginamos! Que Deus nos abençoe.